Português (Brasil) Espanhol (Espanha) Inglês (Estados Unidos)

Homenagem do dia da Indústria

3 de julho de 2017 15:06

homenagem Newon Emelino

No último dia 25 de maio, no dia da Indústria, nosso Diretor Presidente foi homenageado pelo sistema CIESP, FIESP, SESI E SENAI com todo mérito.

Conheça um breve relato sobre a admirável trajetória do Sr. Newton Emelino Masuti, nosso Diretor Presidente.

"Newton Emelino Masutti é natural da cidade de Cordeirópolis/SP, nasceu dia 25 de junho de 1932. É filho de Lourenço Emelino Masutti e Angelina Carron. Casou-se com Gitalba Fantuci Masutti, com quem teve 4 filhos: Carlos Humberto Masutti, Newton Eduardo Masutti, Elisabete Masutti Cruañes e Fernando Masutti. A Família cresceu e hoje ele tem 09 netos e 08 bisnetos, com mais 1 a caminho. Uma bela e grande família que é sinonimo de união e exemplo para todos. 

Newton foi marceneiro, carpinteiro, modelador e lustrador de móveis em uma pequena fábrica de móveis da cidade de Cordeirópolis. Também foi funcionário nas Indústrias Máquinas D´Andréa e Freios Varga. Em  1950 fundou na cidade de Cordeirópolis a empresa Eletro Mecânica Newton. 

Logo depois foi para Limeira, pois a cidade já era um importante centro industrial e a pequena cidade de Cordeirópolis naquela época não tinha mão de obra especializada nem terreno adequado para se construir.  Era difícil até comprar matéria prima, pois os vendedores não visitavam a cidade. Limeira oferecia maior campo em todos os sentidos.

A primeira empresa que instalou em Limeira tinha seu próprio nome, isto, no início dos anos 50. Era uma empresa individual que se dedicava à fabricação de soldadeiras elétricas e travadeiras, ambas para serras de fita. Fabricava também Furadeiras de Bancada e Furadeiras de Coluna. 

A empresa passou por várias transformações ao longo desses 67 anos. Em 1958 passou a fabricar uma linha de Guilhotinas para o corte de chapas e em 1972 foi fabricada a primeira Prensa Dobradeira. Outras máquinas foram lançadas como Calandras, Prensas Excêntricas, Cortadeira de Canto, etc.

A Newton de hoje difere em muito dos anos anteriores. A fábrica se modernizou tanto em seu parque industrial como na linha de produtos fabricados. Atualmente fabricam linhas de Guilhotinas e Prensas Dobradeiras Hidráulicas com controle numérico computadorizado (CNC). Seu mais novo lançamento é a Máquina de Corte a Laser por fibra óptica marca Newton. 

Em 1976, quando ainda estava por terminar os trabalhos de construção do atual prédio, a Newton cedeu as instalações para realização da V FÁCIL, quando pela primeira vez veio a Limeira um presidente da República, General Ernesto Geisel.

Toda essa trajetória mostra a veia empreendedora que Newton Emelino Masutti tem. Homem de visão, com muito trabalho construiu uma das maiores e mais tradicionais empresas de Limeira sendo reconhecida a nível internacional pela qualidade da fabricação de suas máquinas. 

Atento as questões sociais, também desenvolve trabalhos em prol da comunidade através de sua atuação como membro do Rotary Clube Limeira Leste. Merecidamente, em 2004, recebeu o título de cidadão limeirense."